domingo, 1 de fevereiro de 2009

O Escotismo para Rapazes fez 101 anos

No dia 15 de Janeiro de 1908, há 101 anos, começava uma grande aventura para o escutismo.
Depois de, em Agosto, Baden-Powell ter experimentado as suas teses, na ilha de Brownsea, no sul de Inglaterra. Experiência essa feita com um grupo de jovens (ainda) não escoteiros. O coronel sentiu, então, a necessidade de dar eco da experiência, aprofundar as informações que tinha dado aos jovens e, acima de tudo, tornar a aventura escotista acessível a um maior número de pesoas!
Cinco meses depois, em Janeiro de 1908, Baden-Powell lançou nas bancas inglesas seis fascículos quinzenais intitulados "Scouting for Boys", com o sub-título de "Manual de instrução de boa cidadania".
Foi um sucesso, apesar de o conjunto dos fascículos ter quase quatrocentas páginas. Os livrinhos esgotaram em pouco tempo, sem ter havido qualquer espécie de campanha promocional.
Foram estes livrinhos, uma espécie de revistinhas, (e não a televisão, a rádio, mensagens SMS, ou e-mails) que, em poucas semanas, entusiasmaram centenas de milhar de jovens ingleses, que se organizaram em Patrulhas e puseram em prática as sugestões de B.-P. fazendo nascer o maior movimento de jovens do planeta.

Apesar de o livro ter sido editado, em fascículos, em 1908 e de a Associação dos Escoteiros de Portugal ter fundada em 1913, do Corpo Nacional de Scouts ter nascido em 1923, só na década de cinquenta é que o livro "Escotismo para Rapazes" foi traduzido, editado e publicado pela primeira vez em Portugal.