domingo, 28 de fevereiro de 2010

Dia do Pensamento

De facto, um dia de grande reflexão sobre a missão do Escotismo !
O Movimento tem por objecto fundamental incutir valores e contribuir para a formação do carácter dos jovens.
Neste momento, sabe-se que, em toda a acção da AEP, na reacção à intempérie, estiveram envolvidos, durante toda a semana, entre 70 a 80 elementos. Não se sabe ao certo! Mas isso interessa ?! Acho que não. O importante não é a contabilidade, mas sim o facto de haver jovens que através de um movimento deles e para eles, se disponibilizaram para uma causa social. Empenharam-se por acreditarem que isso era importante para comunidade onde se inserem. 
Hoje, o valor da comunidade é cada vez menor. Por isso, vive-se cada vez mais só. As "comunidades" são cada vez mais pequenas!
No entanto, estes jovens demonstraram que acreditam na vida partilhada e na importância de dar valor ao que é nosso e mesmo ao que é "dos outros". Demonstraram que o valor da vida do próximo pode ser importante para a nossa realização pessoal.
Tudo isto, demonstra que reflectiram, mesmo que inconscientemente, nos valores do escotismo. Tudo isto serve para que um dirigente reflicta na sua acção e na importância do voluntariado no Escotismo.
Tudo isto deverá servir, para que as instituições se revejam nos valores do Escotismo e que este seja encarado como um parceiro importante enquanto movimento educativo não formal.