Escoteiros e Exploradores aventuram-se e partem à exploração da Floresta Laurissilva da Madeira
Ribeiro Frio - Portela
Concentração: 9.15 horas junto ao teleférico
Custo: 10€ por elemento para transportes
Chegada: 19 horas (Ed. 2000)
Uniforme: N.º 2 (em vez da camisa T-Shirt associativa)
Equipamento: Mochila; calçado adequado (botas); impermeável; uma muda de meias; caderno de caça e esferográfica
Alimentação: Farnel por conta de cada elemento e água
É já no próximo Sábado, dia 3 de Julho, que ambas as divisões, juntamente com quatro dirigentes, partem à aventura e exploração da Floresta Laurissilva Madeirense.
Este é um passeio que se estende ao longo de dez quilómetros e que pode ser feito por qualquer pessoa, visto não apresentar nenhuma dificuldade ou risco. Oito quilómetros do percurso são feitos em solo plano, ou seja, desde o Ribeiro Frio até a casa da Divisão das Águas, pela esplanada da Serra do Faial, pode passear despreocupadamente por entre árvores e plantas sem ter de se preocupar em fazer descidas ou subidas. Os restantes dois quilómetros são feitos a descer até ao Miradouro da Portela.
A caminhada começa abaixo do Posto Florestal do Ribeiro Frio que, aliás, é um excelente lugar para observar algumas plantas endémicas da Madeira, sem esquecer os famosos viveiros de trutas, é claro!
O acesso à levada é garantido por uma vereda à direita da estrada. Nesta levada são habituais as plantas que nascem em ambientes húmidos e de pouca claridade. A Orquídea da Serra, os Gerânios, o Isoplexis, o Massaroco, os Ranúnculos, as Estreleiras, os Goivos da Serra e as Leitugas são algumas das espécies que, na Primavera e no Verão, dão o ar da sua graça, tingindo esta levada das mais variadas cores. O Loureiro, a Faia das Ilhas, o Folhado ou a Urze Molar são as árvores que conferem o tom verde a esta tela já colorida pelas flores. Ao espectáculo visual juntam-se os sons emitidos pelos Bis-bis, Melros Pretos, Tentilhões e Lavandeiras. A Casa da Divisão das águas surge e, agora, é tempo de abandonar a levada e descer cerca de 200 metros até ao Posto Florestal dos Lamaceiros. Se quiser recarregar baterias, este é o local ideal para fazer um piquenique. Recompostas as energias, é altura de seguir pelo caminho de terra que se abre em frente. Tenha atenção às placas que ajudam a encontrar o fim deste passeio, o Miradouro da Portela.





